sábado, 28 de agosto de 2010

Vamos para Cuba - 2010




CUBA - CAYMANS-JAMAICA
-REPUBLICA DOMINICANA
 






 


Dia 7 Agosto: LISBOA/MADRID/HAVANA 499+7453km - A-320;A340-600



Comparência no aeroporto de Lisboa às 10h40, para formalidades de embarque com destino a Madrid no voo 183109, com partida às 12h40 e chegada a Madrid às 14h50, mudança para o voo IB6621, partida às 17h00, chegada Havana às 20h45. Alojamento no hotel Hotetur Deauville 



Dia 8 Agosto: HAVANA

O coração deste país caloroso é Havana. A pé e recorrendo aos transportes locais visitaremos alguns dos ícones da cidade. Na Cidade das Colunas - como lhe chamou o escritor Alejo Carpentier - visitaremos o Cemitério Colón, o Forte Espanhol, o Capitólio, a Cidade Antiga e as suas fortificações (consideradas património da Unesco) e por suposto a famosa Bodeguita del Médio a segunda casa de Hemingway. Alojamento. 



Dia 09 Agosto: HAVANA/SANTIAGO DE CUBA 685km - A-320 

Hoje vamos visitar a parte moderna de Havana, assim aconteceu, grande desilusão, deparamos novamente com edifícios e ruas degradadas e nas ruas os velhos carros dos anos 50, é isto a revolução socialista! Viva Fidel - todo o Cubano anseia que ainda este ano haja grande mudança política em Cuba, dizem os mais entendidos que os generais já olham o maninho do ditador de lado. Final do dia embarcaremos no voo CU986, com destino a Santiago de Cuba, partida às 19h55, chegada prevista para 21h35. Alojamento: Possivelmente numa casa familiar. Isso não aconteceu, ficamos num lindo hotel "Versalles" Nota de realce - o avião saiu de Havana com um atraso de 3h30, impressionante; quando nos íamos sentar nos nossos lugares, estavam ocupados, sendo informados que era assim. Isto só acontece em Cuba, onde os imperialistas não tem direitos. Temos de vir viver para cá.


Dia 10 Agosto: SANTIAGO DE CUBA

Pequeno-almoço no hotel. Fundada pelo conquistador Espanhol Diego Velázquez de Cuéllar no séc. XVI foi a primeira capital de Cuba até 1556. Por aqui entraram os primeiros escravos em Cuba, e o porto, todo ele é um memorial dos primórdios esclavagistas. A construção barroca rústica e o neo-colonial depurado estão aqui em estado mais conservado do que na já de si monumental Havana. Conservam-se aqui também tesouros históricos como a primeira Casa da América, a primeira Catedral de Cuba ou a primeira mina de cobre a céu aberto. Santiago é também a capital musical por excelência, onde nasceram músicos excepcionais como Compay Segundo ou Sindo Garay. Santiago trouxe-nos encantos e a sua conservação é notória.


Dia 11 Agosto: SANTIAGO DE CUBA/SIERRA MAESTRA

Pela manhã vamos visitar Santiago á tarde partiremos para a Serra Maestra, onde foram albergados os rebeldes Fidel, Che, Raul e Camilo Cinfuegos... durante a guerrilha contra o ditador Fulgêncio Baptista, seguiremos até ao sopé da Serra Maestra, uma das regiões mais rurais de Cuba.
Seguidamente partiremos em direcção de Trinidad. Como não conseguimos alugar carro, tivemos de alterar o percurso e amanhã ao final do dia vamos seguir para Trinidad em autocarro, viagem de 12h00, isto porque estamos em Cuba.


Dia 12 Agosto: SANTIAGO DE CUBA/TRINIDAD 

Pequeno-almoço no hotel. Hoje fomos visitar o Castillo del Morro, valeu a pena. Como só temos camioneta às 19h00, ficamos no hotel na piscina a passar o tempo que nos vai faltar para vermos outras coisas. Assim lá fomos quilómetros atrás de quilómetros lá chegámos pelas 6h30, o dia estava a nascer, foi bonito ainda ver os morcegos a chegarem aos seus refúgios.
Trinidad é um autêntico museu a céu aberto. Na Plaza Mayor (coração da cidade) além da Iglesia Parroquial Mayor situam-se também os principais museus. Na Calle Rosario, encontramos a morada do inquisidor-mor de Trinidad - em frente foram queimados cubanos acusados de bruxaria e magia negra. Imprescindíveis são ainda as antigas residências dos magnatas do açúcar de cana, e a fábrica de charutos, das mais emblemáticas da ilha (já não existe, como tantas outras, fechou). Lugares passagem obrigatória, Museu Romântico e Bar da Canchanchara. De resto, toda a cidade é património da Unesco. Ao final do dia embarcamos para Matanzas, onde dormimos em Varadero.


Dia 13 Agosto: TRINIDAD/VARADERO

Este trajecto tem muito a ver com o nosso andamento, podemos estar atrasados ou mesmo adiantados, este dia vai servir de acerto para repor novas ideias, pelas minhas contas estaremos a cerca de 300km. Em Santa Clara podemos ver o monumento ao trem blindado.



Dia 14 Agosto: VARADERO/MATANZAS/HAVANA 

Deliciámos a ver o Museu da farmácia em Matanzas, foi do melhor que podemos apreciar em Cuba.
Ainda tivemos tempo para dar uma volta pela cidade de Matanzas e falar-mos com um Cubano dos bons. Ele é escritor e grandes conhecimentos da realidade cubana, de regresso a Havana num táxi de 1953, ferrugento, sem estofos nas portas e tecto. Deve ter chegado aos 110km, não mais. Foi quanto bastou para nós irmos com muito receio de que se houvesse um acidente eram 5 mortos, espalhados ao longo da auto-estrada. Tão cedo não vamos esquecer esta grande aventura. Chegados a Havana, lá fomos para o hotel e fazer tempo para o jantar.


Dia 15 Agosto: HAVANA/CAYMAN 435km - Boeing 737-200/300

Pequeno almoço. Já que chegamos passeio de 15 km a boots, sabemos queremos! Final do dia aqui vamos nós até à s com partida às 16h15.
ao final da nossa visita a Cuba, vamos completar este dia com um que vão gostar, para mais o clima é do melhor, tudo plano, que mais Ilhas Cayman. Tansfer para o aeroporto e embarque no voo KX0833


Dia 16 Agosto: ILHAS CAYMAN/JAMAICA 506km - Boeing 737-200/300 

Grand Cayman, vou arranjar paleio para esta pequena visita à maior das três ilhas - possui 33 Km de comprimento e 6 de largura, onde vivem 20.000 dos 32.000 habitantes das Caymans, ali também está localizada a capital, George Town.
Conhecida internacionalmente como um paraíso fiscal, Grand Cayman tem o incrível número de 450 bancos, que movimentam milhões de dólares anualmente. Stingray City é a maior colónia de raias prego de todo o Caribe. Protegida por uma barreira de corais, forma uma espécie de lagoa, com profundidade máxima de 5 metros, onde iremos encontrar uma infinidade de indivíduos desta espécie. Dóceis, elas permitem a aproximação e toque, dando, às vezes, até uma pequena boleia. As operadoras distribuem latas com comida para os visitantes alimentarem as raias. Num espaço tão curto de horas podemos maravilhar-nos com este paraíso. Tivemos oportunidade de andar de submarino "atlantis", até uma profundidade de 102 pés, foi mais uma estreia. Final dia partida pelas 18h50, voo para a Jamaica KX0606, chegada prevista para as 19h50. Alojamento no Knutsford Court hotel 16,Chelsea Avenue Kingston 5.


Dia 17 Agosto: JAMAICA

Prontos para o 1° troço de Kingston até Montego Bay, neste trajecto fomos visitar o centro desta cidade, onde há pouco tempo ainda se andava aos tiros por causa de prenderem um traficante de droga, seguidamente ao longo de uma estrada de montanha fomo-nos aproximando da costa norte para depois entrarmos em Montego Bay, onde nos alojamos e visitamos este local de grande turismo na Jamaica.



Dia 18 Agosto: JAMAICA 

A movida Negril, é um local para visitar, apesar das principais atracções estarem espalhadas por toda a zona norte, é em Negril que se centra a maior animação desta parte da ilha. Enquanto nas outras cidades as melhores praias fazem quase sempre parte dos grandes hotéis, aqui a mesma praia é partilhada por resorts, barracas de artesanato e bares com os omnipresentes shows de reggae, criando um ambiente mais diversificado.
Aproveitamos a nossa passagem por Negril, fomos até à praia que nunca mais iremos esquecer, pela razão de ter uma areia maravilhosa a água ser tão límpida e um sossego que já não é usual. Quando nos fizemos à estrada uma boa carga de água começou a cair.


Dia 19 Agosto: JAMAICA/SANTO DOMINGO (REP. DOMINICANA) 818+1330km Boeing 757-200

Pequeno almoço, vamos finalizar a nossa estadia e prepararmo-nos para novo embarque no voo AA1760 com saída às 15h25, fazendo escala em Miami pelas 18h05, seguindo no voo AA423, com partida às 20h50, chegada a Santo Domingo pelas 23h05. Alojamento no Hotel Barceló Lina - Av Maximo Gomez.
Neste dia, aconteceu que a ideia era de partirmos do aeroporto de Kingston, não seria assim a saída estava marcada para o norte da Jamaica, tivemos de nos levantar mais cedo e pôr-nos ao caminho para atingirmos o aeroporto de Montego Bay. Erro totalmente desfeito, pois chegamos com bastante tempo. Agora vejam se não descobríssemos desta questão!!!



Dia 20 Agosto: SANTO DOMINGO

Visita a esta bonita cidade, tem muitos pontos de interesse, mas um bocadinho de história não fica mal, lá vamos - A República Dominicana foi o primeiro território americano a ser descoberto por Cristóvão Colombo. A ilha era chamada de Quisqueya pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas. Cristóvão Colombo chegou à ilha em 1492 e estabeleceu uma colónia na costa atlântica, logo destruída pelos indígenas. A capital, Santo Domingo, na costa caribenha, foi fundada em 1496. Em 1697, a terça parte da ilha do lado ocidental foi cedida à França. Um século depois, toda a ilha Hispaniola passou ao controle francês. Em 1809, os franceses do lado oriental foram expulsos e a região foi reocupada pela Espanha de 1814 até 1821, quando José Nuãez de Cáceres proclamou a independência. Tropas do Haiti ocuparam a região em 1822 e a mantiveram sob seu domínio até 1844, quando Juan Pablo Duarte e Pedro Santana lideram a libertação da República.


Dia 21 Agosto: SANTO DOMINGO/SAMANÁ

"Samaná é a terra mais bela que os olhos humanos jamais viram". Palavras do primeiro europeu a avistar os contornos da costa Norte de La Espaãola. Parte deste litoral, a abrupta e exuberante língua de terra chamada Samaná, ainda é capaz de surpreender o viajante com a sua beleza, provocando sensações semelhantes às que levaram Cristovão Colombo a escrever a frase, há mais de 500 anos. Cabaret província de Punta Plata, província na qual encontramos também outros destinos turísticos da República Dominicana, tais como San Felipe de Puerto Plata, Villa Isabela e Altamira.
Em todos eles, vamos encontrar, praias para darmos mais uns mergulhos e várias possibilidades de diversão. Assim aconteceu, fomos até à "praia bonita", que em toda a sua dimensão está rodeada de coqueiros, sim como vemos na televisão em lugares de sonhos.

Dia 22 Agosto: SAMANÁ/SANTIAGO/BOCA CHICA



Lá estamos nós a prosseguir a nossa viagem, vamos visitar estes lugares, bem como outros que encontraremos pelo nosso trajecto. Temos que jantar hoje, pois como repararam estivemos todos estes dias à espera de tão desejada refeição, viemos aqui de propósito para isto! Boca Chica é um local que aconselho, boa praia e bons locais para beber uns copos e jantarmos.


 
Dia 23 Agosto: SANTO DOMINGO/MADRID  6697km - A-340-600 

Hoje não é domingo mas sim 2ª feira. Vamos dar mais umas voltas para depois nos prepararmos para a viagem de regresso. Pelas 17h25 lá estamos nós a partir no voo IB6502 com destino a Madrid, onde chegaremos pelas 7h40 de 38 feira. Hoje ainda aproveitamos algumas horas para irmos até à praia de Boca Chica, onde nos divertimos e a Sofia completou o curso de nadadora salvadora com 8 valores.



Dia 24 Agosto: MADRID/LISBOA 499km A-321

Chegamos a Madrid com vontade de partirmos para outra, outra marcada para inícios de Dezembro, lá vamos estar. Agora vamos partir no voo IB3110 pelas 11h40, onde vamos chegar às 11h55.
Que venha a próxima viagem...

O Misterioso Iraque - 2025

O MISTERIOSO IRAQUE EXPEDICAO MESOPOTANIA