CUBA - CAYMANS-JAMAICA
-REPUBLICA DOMINICANA

Dia 7 Agosto: LISBOA/MADRID/HAVANA 499+7453km - A-320;A340-600
Comparência no aeroporto de Lisboa às 10h40, para formalidades de embarque com destino a Madrid no voo 183109, com partida às 12h40 e chegada a Madrid às 14h50, mudança para o voo IB6621, partida às 17h00, chegada Havana às 20h45. Alojamento no hotel Hotetur Deauville
Dia 8 Agosto: HAVANA
O coração deste país caloroso é Havana. A pé e recorrendo aos transportes locais visitaremos alguns dos ícones da cidade. Na Cidade das Colunas - como lhe chamou o escritor Alejo Carpentier - visitaremos o Cemitério Colón, o Forte Espanhol, o Capitólio, a Cidade Antiga e as suas fortificações (consideradas património da Unesco) e por suposto a famosa Bodeguita del Médio a segunda casa de Hemingway. Alojamento.
Dia 09 Agosto: HAVANA/SANTIAGO DE CUBA 685km - A-320
Dia 10 Agosto: SANTIAGO DE CUBA
Dia 11 Agosto: SANTIAGO DE CUBA/SIERRA MAESTRA
Pela manhã vamos visitar Santiago á tarde partiremos para a Serra Maestra, onde foram albergados os rebeldes Fidel, Che, Raul e Camilo Cinfuegos... durante a guerrilha contra o ditador Fulgêncio Baptista, seguiremos até ao sopé da Serra Maestra, uma das regiões mais rurais de Cuba.
Seguidamente partiremos em direcção de Trinidad. Como não conseguimos alugar carro, tivemos de alterar o percurso e amanhã ao final do dia vamos seguir para Trinidad em autocarro, viagem de 12h00, isto porque estamos em Cuba.
Dia 12 Agosto: SANTIAGO DE CUBA/TRINIDAD
Pequeno-almoço no hotel. Hoje fomos visitar o Castillo del Morro, valeu a pena. Como só temos camioneta às 19h00, ficamos no hotel na piscina a passar o tempo que nos vai faltar para vermos outras coisas. Assim lá fomos quilómetros atrás de quilómetros lá chegámos pelas 6h30, o dia estava a nascer, foi bonito ainda ver os morcegos a chegarem aos seus refúgios.
Trinidad é um autêntico museu a céu aberto. Na Plaza Mayor (coração da cidade) além da Iglesia Parroquial Mayor situam-se também os principais museus. Na Calle Rosario, encontramos a morada do inquisidor-mor de Trinidad - em frente foram queimados cubanos acusados de bruxaria e magia negra. Imprescindíveis são ainda as antigas residências dos magnatas do açúcar de cana, e a fábrica de charutos, das mais emblemáticas da ilha (já não existe, como tantas outras, fechou). Lugares passagem obrigatória, Museu Romântico e Bar da Canchanchara. De resto, toda a cidade é património da Unesco. Ao final do dia embarcamos para Matanzas, onde dormimos em Varadero.Dia 13 Agosto: TRINIDAD/VARADERO
Este trajecto tem muito a ver com o nosso andamento, podemos estar atrasados ou mesmo adiantados, este dia vai servir de acerto para repor novas ideias, pelas minhas contas estaremos a cerca de 300km. Em Santa Clara podemos ver o monumento ao trem blindado.
Dia 14 Agosto: VARADERO/MATANZAS/HAVANA
Deliciámos a ver o Museu da farmácia em Matanzas, foi do melhor que podemos apreciar em Cuba.
Ainda tivemos tempo para dar uma volta pela cidade de Matanzas e falar-mos com um Cubano dos bons. Ele é escritor e grandes conhecimentos da realidade cubana, de regresso a Havana num táxi de 1953, ferrugento, sem estofos nas portas e tecto. Deve ter chegado aos 110km, não mais. Foi quanto bastou para nós irmos com muito receio de que se houvesse um acidente eram 5 mortos, espalhados ao longo da auto-estrada. Tão cedo não vamos esquecer esta grande aventura. Chegados a Havana, lá fomos para o hotel e fazer tempo para o jantar.Dia 15 Agosto: HAVANA/CAYMAN 435km - Boeing 737-200/300
ao final da nossa visita a Cuba, vamos completar este dia com um que vão gostar, para mais o clima é do melhor, tudo plano, que mais Ilhas Cayman. Tansfer para o aeroporto e embarque no voo KX0833
Dia 16 Agosto: ILHAS CAYMAN/JAMAICA 506km - Boeing 737-200/300
Grand Cayman, vou arranjar paleio para esta pequena visita à maior das três ilhas - possui 33 Km de comprimento e 6 de largura, onde vivem 20.000 dos 32.000 habitantes das Caymans, ali também está localizada a capital, George Town.
Conhecida internacionalmente como um paraíso fiscal, Grand Cayman tem o incrível número de 450 bancos, que movimentam milhões de dólares anualmente. Stingray City é a maior colónia de raias prego de todo o Caribe. Protegida por uma barreira de corais, forma uma espécie de lagoa, com profundidade máxima de 5 metros, onde iremos encontrar uma infinidade de indivíduos desta espécie. Dóceis, elas permitem a aproximação e toque, dando, às vezes, até uma pequena boleia. As operadoras distribuem latas com comida para os visitantes alimentarem as raias. Num espaço tão curto de horas podemos maravilhar-nos com este paraíso. Tivemos oportunidade de andar de submarino "atlantis", até uma profundidade de 102 pés, foi mais uma estreia. Final dia partida pelas 18h50, voo para a Jamaica KX0606, chegada prevista para as 19h50. Alojamento no Knutsford Court hotel 16,Chelsea Avenue Kingston 5.
Dia 17 Agosto: JAMAICA
Dia 18 Agosto: JAMAICA
Aproveitamos a nossa passagem por Negril, fomos até à praia que nunca mais iremos esquecer, pela razão de ter uma areia maravilhosa a água ser tão límpida e um sossego que já não é usual. Quando nos fizemos à estrada uma boa carga de água começou a cair.
Pequeno almoço, vamos finalizar a nossa estadia e prepararmo-nos para novo embarque no voo AA1760 com saída às 15h25, fazendo escala em Miami pelas 18h05, seguindo no voo AA423, com partida às 20h50, chegada a Santo Domingo pelas 23h05. Alojamento no Hotel Barceló Lina - Av Maximo Gomez.
Neste dia, aconteceu que a ideia era de partirmos do aeroporto de Kingston, não seria assim a saída estava marcada para o norte da Jamaica, tivemos de nos levantar mais cedo e pôr-nos ao caminho para atingirmos o aeroporto de Montego Bay. Erro totalmente desfeito, pois chegamos com bastante tempo. Agora vejam se não descobríssemos desta questão!!!
Dia 20 Agosto: SANTO DOMINGO
Dia 21 Agosto: SANTO DOMINGO/SAMANÁ
Em todos eles, vamos encontrar, praias para darmos mais uns mergulhos e várias possibilidades de diversão. Assim aconteceu, fomos até à "praia bonita", que em toda a sua dimensão está rodeada de coqueiros, sim como vemos na televisão em lugares de sonhos.
Dia 22 Agosto: SAMANÁ/SANTIAGO/BOCA CHICA
Lá estamos nós a prosseguir a nossa viagem, vamos visitar estes lugares, bem como outros que encontraremos pelo nosso trajecto. Temos que jantar hoje, pois como repararam estivemos todos estes dias à espera de tão desejada refeição, viemos aqui de propósito para isto! Boca Chica é um local que aconselho, boa praia e bons locais para beber uns copos e jantarmos.
Dia 23 Agosto: SANTO DOMINGO/MADRID 6697km - A-340-600
Hoje não é domingo mas sim 2ª feira. Vamos dar mais umas voltas para depois nos prepararmos para a viagem de regresso. Pelas 17h25 lá estamos nós a partir no voo IB6502 com destino a Madrid, onde chegaremos pelas 7h40 de 38 feira. Hoje ainda aproveitamos algumas horas para irmos até à praia de Boca Chica, onde nos divertimos e a Sofia completou o curso de nadadora salvadora com 8 valores.
Dia 24 Agosto: MADRID/LISBOA 499km A-321
Chegamos a Madrid com vontade de partirmos para outra, outra marcada para inícios de Dezembro, lá vamos estar. Agora vamos partir no voo IB3110 pelas 11h40, onde vamos chegar às 11h55.
Que venha a próxima viagem...