TURQUIA – IRÃO – AZERBAIJÃO
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GEÓRGIA–
GEÓRGIA–
ARMÉNIA - NAGORNO KARABAKH
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CHIPRE-
CHIPRE-
REPUBLICA
TURCA DO CHIPRE NORTE
- TURQUIA
11 Agosto – LISBOA - ISTAMBUL (TURQUIA) (3232km AVIÃO)
Nessa altura foi tudo à pressa, apenas tínhamos um dia e conseguimos estar praticamente dois, um deles com muita chuva, mais parecia um dilúvio. Estadia no hotel Ant situado na Kucuk Langa Caddesi – Aksaray 9-11, 34300 Istambul.
12 Agosto – ISTAMBUL (30km)
13 Agosto – ISTAMBUL (30km)
Pequeno-almoço na tasca ao lado do hotel, neste caso sandes de atum e pão Turco, desta forma sentados no passeio. Visita do Palácio de Topkapý, (entrada são cerca de 10 euros, isto se estivermos nessa), residência de todos os sultões do império até ao séc. XIX. Percorrendo os seus jardins e pavilhões transportamo-nos até ao mundo das mil e uma noites. Visita da Mesquita de Solimão o Magnífico, mesquita de grande importância, não só desde o ponto de vista arquitectónico, como também pelo ponto de vista religioso, no que a converte na jóia principal da cidade de Istambul. Hoje o almoço, são tripas à moda do Porto, como ninguém gosta, vamos mandar vir uns pastelinhos de bacalhau e um copito de vinho verde.
Visita ao museu de Arte Turco e Islâmico, seguindo-se um passeio pelo Bazar Egípcio, também conhecido como o bazar das especiarias, e ainda o Grande Bazar, edifício que alberga mais de 4000 lojas no seu interior. Regresso ao hotel, choupana do rio das lesmas. Não temos hotel marcado, vamos optar por este ou outro, mais perto do aeroporto. Estão mesmo a ver avião, avião, meninos.
Para finalizar este dia resolvemos ir de metro do hotel até ao aeroporto, acontece que nos informaram que a estação ficava dois quarteirões mais acima, na verdade caminhamos e fomos perguntando onde ficava a tal estação, tivemos informações, algumas disparatadas que nos levaram a entrar num acesso que já nada tinha a ver com o metro, descemos as escadas com toda a tralha para depois voltarmos a subir e caminharmos, mais e mais. Lá chegamos, enfim, cansados e estropiados. Na verdade andamos mais de 1,5 quilómetros, desta forma chegamos cansados e prontos para a próxima saga.
14 Agosto – ISTAMBUL – TEERÃO (IRÃO) (2043km AVIÃO)
Hoje não há pequeno-almoço, ou há, temos de nos fartar com bolos, sandochas, muito sumo para podermos chegar fartos a Teerão, pois o voo vai ser durante grande parte da noite. Mas muito ainda temos para ver nesta grande cidade, usufruímos o dia inteiro para a explorar. Finalmente já noite dentro, lá vamos nós arranjar transfer para o aeroporto e embarcar rumo a Teerão no voo TK878L que sai às 01h10 e chegada prevista para as 5h40. Chegados a Teerão transfer para o hotel. Alojamentos no hotel que a Ana terá de marcar, caso contrário não nos deixam lá entrar.
Teerão é uma capital em desenvolvimento e com bastante “vida”, e face aos últimos dois séculos, os eventos mais importantes da história deste país tiveram lugar nesta cidade. Esta cidade possui um grande número de museus que alojam a mais importante colecção de arte e cultura Persa moderna e antiga. Há vários preços para hotéis, tais como Parsian Enghelab Hotel, custa €80, mas é dos melhores, parece-me que vamos ter preços mais acessíveis. Estadia no hotel Grand Ferdowsi, Tehran – Kooshke Mehri, South of Ferdowsi Sq, Tel. 0098-21-66719991.
As peripécias deste dia estavam guardadas para a obtenção dos vistos para o Azerbaijão, isto porque a morada que deram inicialmente ao motorista do táxi era da antiga embaixada que ficava muito distante do ponto onde nós nos encontrávamos. Grandes engarrafamentos, poluição agressiva e um calor insuportável. O táxi era um chaço velho que numa subida tivemos de sair todos para que este pudesse transpô-la, embraiagem não tinha e ar condicionado nem pensar, janelinhas abertas e nada mau. Os contactos telefónicos com agência foram imensos, mesmo assim da segunda vez fomos ter à embaixada do Turquemenistão, só nos faltava esta. Com tudo isto víamos a horas a passar e a nossa paciência começou a ficar fragilizada. Mas não ficámos por aqui, mais uma telefonema e mais pergunta, aqui e ali, lá chegamos finalmente. Já cansados e com fome, pois como acham nós indirectamente também estávamos no Ramadão, lindo não é!
Alguma simpatia um pouco forçada das funcionárias da embaixada, lá nos informaram que teríamos de ir ao banco pagar os vistos, ok. Lá fomos com o taxista ao banco que ficada mais uma vez a quilómetros de distância. Mais um obstáculo, bateram no táxi, chamaram a polícia e momentos de aflição, pois o tempo escasseava, a embaixada encerrava, e depois!
Desta forma chegamos já com a embaixada fechada e as nossas damas na rua, pois tinham lá ficado à nossa espera. Mesmo assim fomos atendidos e informados que às 17H00, tínhamos os nossos vistos prontos. Assim aconteceu, por volta das 18h00, foram-nos entregues.
Mais um acontecimento como nesta altura era Ramadão, locais para almoçar, nem pensar, comprámos fruta e fomos comer às escondidas para o jardim que se encontrava ao lado da residência de verão do antigo presidente Reza Pahlavi. Estes vistos foram tirados a ferros desde que pensamos ir até ao Azerbaijão.
15 Agosto – TEERÃO (90km)
Pequeno-almoço no hotel. Visita da cidade de Teerão, Aí vamos alugar um táxi, igual ao que andamos em Rangum, isso mesmo o motorista tem que ter tosse e escarros de sangue, porta a cair para depois na próxima paragem nos pirarmos. Nesta cidade destaca-se o Museu Nacional do Irão, que inclui várias secções, das quais se destaca a pré-histórica, a histórica e a Islâmica (em fase de construção à alguns anos). Neste museu poderemos ver maravilhosas colecções de cerâmica, olaria, figuras de pedra e gravuras, algumas datadas do séc. 5 A.C.
Visita ainda ao Museu Abgineh, conhecido como museu da cerâmica e vidro, e ainda do museu dos tapetes. Ao visitar o Museu dos Tapetes teremos acesso a muitas obras-primas tecidas nos importantes centros de tecelagem de tapetes do Irão. O Carlos, desta vez vai comprar um tapete Persa para a Pent house do Outão. A bela arquitectura e fachada do museu assemelha-se a um tear de tecer tapetes. Nota: Museus estão fechados às segundas-feiras.
Final do dia podemos ir comer um franguito assado de preferência branquinho ou umas pisas só com tomate, o que é que acham. Eu quero, é sugestões. De seguida fazer ó ó. Estadia no hotel Grand Ferdowsi, Tehran – Kooshke Mehri, South of Ferdowsi Sq, Tel. 0098-21-66719991.
16 Agosto – TEERÃO - SHIRAZ (740km AVIÃO)
Para aprovação, vou saber preços da passagem aérea e quais as possibilidades de andarmos de autocarro nesta zona do Irão, descrevo alguns pormenores que destaco. Hoje já temos o voo EP1366 confirmado para Shiraz, sai de Teerão às 09h05 com chegada prevista para as 10h30. Como este é o voo que mais cedo sai, vamos aproveitar para começar a visitar Shiraz para que no dia seguinte partamos para Persepólis.
Shiraz, cidade dos rouxinóis, poesia e rosas é o centro da Província Fars. Fars teve um papel bastante significativo na civilização iraniana. Esta província está em dívida quanto ao desenvolvimento das dinastias Achaemenid e Sassanian pelo seu património cultural glorioso.
Espalhado por todo o território de Fars estão monumentos que materializam o rápido progresso da província tanto na era pré-islâmica como na era islâmica.
Visita à cidade de Shiraz incluindo Narenjestan ou o Jardim Alaranjado, construído entre 1879-1886 como um hall de recepção para visitantes e usado como a residência do governador durante o período Qajar; à Mesquita Nasir-ol-Molk; à escola tecnológica de Khan (Madraseh); Bazaar e ao Mausoléu do famoso poeta iraniano Hafez e sua casa de chá tradicional. Regresso ao hotel. Desta vez vamos almoçar e jantar ao mesmo tempo. Estadia no Hotel Eram Shiraz – Anvari Ave. Zand St. Tel. 0098-711-2303884.
17 Agosto - SHIRAZ - PERSEPÓLIZ - SHIRAZ (160km)
Prenda do dia estava reservada para mim; à saída de Persepólis dei uma grande cabeçada no vidro da porta, ficando tonto por momentos e a oferta de um grande galo e joelho ferido. Gelo em cima e pronto para dar fogo à peça.
18 Agosto - SHIRAZ - ESFAHAN (515km AUTOCARRO)
Para este trajeto é possível viajarmos em autocarro, dando-nos uma vasta ideia desta grande zona do Irão. Iremos cruzar várias cidades com grande importância, para chegarmos a Esfahan. Veremos imensos minaretes. Em continuação para Isfahan, via Nain. Nain é conhecida pelos seus tapetes com desenhos clássicos; trabalhos têxteis tradicionais e pela Mesquita de James do séc. X. Chegada a Isfahan. Estadia em hotel ou caravan serai.
Estadia no hotel Setare – Hafez st, Naqsh e Jahan Sq Tel. 0098-311-2207060.
O dia começou bem e tal como tínhamos pensado, aqui vamos nós numa das camionetas do Irão em direção a Esfahan. Neste momento já fomos abordados pelas tropas Iranianas para que fossemos identificados, mostrando os nossos passaportes e nada mais.
Quando chegámos a esta cidade deparamos que esta era muito diferente das outras, mais moderna e muito movimentada, fizemos as voltas programadas e terminamos o dia na Imam Square, local imenso onde centenas de famílias para lá se deslocam carregados de alimentos para festejarem este sábado à noite. Sendo, já para nós muito comum ao nos cumprimentarem e querendo saber donde éramos. Simpáticos e sempre com um sorriso de boas vindas. Numa destas abordagens uma família numerosa, ofereceu-nos comida e chá que nós deliciámos, estivemos imenso tempo a confraternizar, com eles, trocando pareceres e endereços dos nossos correios eletrónicos, para futuros contactos. No fim ficamos tristes quando nos despedimos, pois sabemos o momento político do Irão e toda esta gente não merece os políticos que têm. Grandes saudades que vamos ter quando soubermos notícias deste Irão que tanto gostamos.
19 Agosto - ESFAHAN-TEERÃO (464km AUTOCARRO)
Que tal o pequeno-almoço no hotel? Vamos visitar os monumentos principais de Isfahan e aos que são grandes exemplos de arquitectura islâmica como por exemplo o bairro Real (Naqsh-e-Jahan), as mesquitas de Imam e Sheik Loftullah, o Palácio de Ali Qapu e ainda do seu “bazar” que tem 5 km de comprimento.
Visita da Casa da Força (Zoorkhaneh) para observar o desporto tradicional do Irão – uma combinação aeróbica física e espiritual, e ainda panorâmica de Isfahan que inclui as pontes de Si-o-Se e Khaju.
Isfahan é a obra-prima do Irão, a jóia da Pérsia, e uma das cidades mais finas do mundo Islâmico. Os delicados mosaicos azuis dos edifícios islâmicos de Isfahan, o seu expansivo “bazar” e as suas belas pontes, são aspectos únicos nesta maravilhosa cidade. A história desta cidade remonta a 2700 anos atrás, onde foi inclusive a capital do Irão em vários períodos pós-islâmicos, mas a Idade do Ouro teve lugar na dinastia Safavid no séc. XVII. Isfahan possui vários monumentos conhecidos mundialmente que se transformam nas atracções principais para viajantes como nós. É um museu a céu aberto. Esta noite, vamos dormir no avião. Estão de acordo? Então estamos de acordo.
20 Agosto – TEERÃO – BAKU (AZERBAIJÃO) (532km AVIÃO)
Embarque o mais cedo possível para aproveitarmos o dia inteiro em Baku. Temos o voo J2 6N que sai de Teerão pelas 02h50, com chegada prevista para as 05h10. Desta forma teremos tempo para visitar a maior cidade e o maior porto do Azerbaijão, localizada nas margens do Mar Cáspio. Esta cidade consiste em duas partes principais: a baixa e a cidade velha. Construída em um local habitado desde o período paleolítico, a Cidade Fortificada de Baku revela indícios da presença zoroastrista, sasaniana, árabe, persa, Shirvani, otomana e russa na continuidade cultural. A Cidade Interna (Icheri Sheher) preservou grande parte de suas paredes protectoras do século XII. A Torre da Virgem do século XII (Giz Galasy) foi construída em estruturas que datam dos séculos VII a VI a.C., e o Palácio de Shirvanshahs do século XV é uma das pérolas da arquitectura de Azerbaijão. É Património Mundial da UNESCO. A população de Baku ronda os 2 045 815 habitantes, podemos ver pela fotografia o impacto moderno. Não tinha a ideia de que era desta modernidade. Também concorreu à organização dos jogos olímpicos de 2016. Estadia no hotel Baleva.
A nossa chegada foi bem cedo, com sono e algum cansaço, fomos para o hotel dormir um pouco para depois irmos à aventura por esta linda cidade. Como tínhamos pensado dirigirmo-nos à central de transportes para adquirimos os bilhetes para viajarmos de comboio até à Geórgia. No seguimento, passamos à aventura e descobrimos que nos transportes onde andamos não nos cobraram bilhetes, inclusive no funicular. No metro, aí sim cobraram para depois viajarmos no desconhecido, onde as estações não indicam o seu nome, mas como somos completamente desenrascados, não foi problema.
À noite caminhamos ruas atrás de ruas e fomos unanimes em manifestar que é bem bonita e com um ambiente de meter inveja à nossa Lisboa.
21 Agosto – BAKU (120km)
Este dia foi para concluir as voltas programadas. Alteramos a nossa estadia no hotel e optamos por viajar de noite de comboio para no final do dia deslocarmo-nos à estação de caminho-de-ferro onde íamos embarcar e desfrutar os comboios, bem como aquele em que íamos viajar. Foi lindo vermos vagões ainda com o símbolo soviético e conviver com os elementos que compõem a tripulação. Finalmente pelas 20h45, partimos em direcção a Tbilisi.
22 Agosto – BAKU – TBILISI (GEÓRGIA) (612km COMBOIO)
Foi fantástico esta viagem de comboio, parece que recuamos 50 anos ou mais, as composições eram antigas bem como a máquina, provenientes da União Soviética, conseguimos dormir e acordar bem cedo para vermos as paisagens que por nós passavam. Por fim chegamos à estação de Tbilisi, velha e num local degradado desta cidade. Lá fomos nós dar as voltas do costume, onde ainda tivemos tempo para ver os locais de maior interesse. Noite dentro, jantar e combinar o que faríamos no dia seguinte.
23 Agosto – TBILISI – EREVAN (ARMÉNIA) (340km TÁXI)
Possivelmente podemos estar com um dia de atraso e só hoje chegaremos a Tbilisi, vamos deixar em branco este dia, faremos a revisão in loco.
Aconteceu que até ao momento o nosso programa foi executado na íntegra, desta forma vamos partir esta manhã de Tbilisi em direcção a Erevan, mais um pequeno-almoço e logo saímos do hotel para apanharmos um táxi, sorte a nossa, apareceu logo um com uma boa mala para seguirmos à central de camionagem para depois trocar de transporte. Isso não aconteceu, porque no seguimento da conversa havida com o motorista deste táxi, negociamos em €100 o percurso até Erevan, e lá fomos nós fazer este percurso que durou aproximadamente 08H00. Chegamos e ainda tivemos tempo para ver que esta cidade está muito à frente, tanto na vida nocturna como lojas, mulheres e lindos jardins.
24 Agosto – EREVAN (ARMÉNIA) (280km)
Chegamos a Yeravan/Everedan. Saímos imediatamente para visitarmos esta cidade, vamos até ao centro da cidade para vermos a Praça da República; Universidade Estatal; Cascata; Parlamento; Palácio do Presidente; Opera; Matenadaran, depósito para manuscritos antigos; Complexo para desportos e concertos; Memorial e Museu do Genocídio, dedicado às vítimas de 1915. Visita ainda ao mercado central arménio; continuação para visita às ruínas da Fortaleza de Erebuni, fundada durante o reino de Urartian pelo Rei Argishti em 782 a.C., e ao Museu de Erebuni (1968) com exposição do período Urartian.
O nome Erebuni foi substituído por Yerevan a partir do séc. VII d.C., quando era a capital da Arménia. Serão estes os pontos principais desta cidade, mas com certeza que vamos abordar outros locais de interesse.
Depois de chegarmos a esta cidade foi decidido em alterar em alguns dias o nosso percurso, desta forma optamos por comprar bilhetes de avião que nos coloca-se mais rapidamente em Chipre, evitando sobrecarga de cansaço. Também compramos programas numa agência de viagens para o dia de hoje e amanhã.
25 Agosto – EREVAN - STEPANAKERT (NAGORNO KARABAKH (387km)
Que tal de tomarmos o pequeno-almoço no hotel ou na casa da Júlia! O dia de hoje vai depender, se ontem conseguimos, ainda ver esta cidade, caso afirmativo seria oportuno darmos uma volta pelos arredores, pois ficaríamos com mais conhecimento deste país, desta forma os arredores são interessantes; visitaremos a Igreja de Khor Virap – local onde esteve preso S. Gregório” O Iluminista”, que aqui permaneceu numa pequena masmorra por 13 anos sem comida e acusado pelo Rei da Arménia por pregar o Cristianismo. A Igreja de Khor Virap foi construída nas masmorras e actualmente as pessoas têm a oportunidade de descer à escuridão para observar. É um dos sítios mais sagrados do Mundo do Cristianismo. Este local é o que fica mais perto e de onde se obtém a paisagem mais espectacular da bela e bíblica Montanha Ararat, reluzente com os seus dois cumes brancos. As colinas adjacentes a Khor Virap foram o local onde se estabeleceu inicialmente a capital da Arménia – antiga Artashat construída a mando do Rei Artashes I, fundador da dinastia Artashesid, por volta do ano 180 A.C. É uma das poucas cidades antigas construídas com o especial design do famoso general cartaginês Aníbal. Após a derrota numa guerra com Roma, este encontrou abrigo na Arménia.
Depois de visitar Khor Virap, podemos continuar a nossa viagem pelo espectacular desfiladeiro entre rochas vermelhas com destino ao Mosteiro de Noravank (séc. XIII). Visita à quinta vinícola “Areni” com prova de vinhos. Aqui seria só para provar o vinho, segundo se consta é um dos melhores vinhos do mundo. Podemos regressar a Erevan ou já dar continuidade para o dia de amanhã com destino a Tbilisi. De certeza que iremos alterar o nosso programa, mas desta forma já temos ideias bastante definidas. E se formos jantar, segundo creio é este o nosso primeiro jantar, verdade!
Em virtude de termos alterado nalguns dias o nosso trajecto, hoje partimos em direcção a Nagorno Karabakh. Abalamos por volta das 10H00, visitando no trajecto locais muitos interessantes, como Khor Virap, este o local onde esteve preso S. Gregório, daqui podemos admirar muito de perto o Monte Ararat e logo abaixo a rede que faz a fronteira entre a Arménia e Turquia, mais adiante chegamos a Noravank. No caminho vimos altas montanhas, até chegarmos a Stepanakert, onde ficamos alojados esta noite.
26 Agosto – NAGORNO KARABAKH (160km)
Vamos ter que saber em Baku como nos vamos deslocar para a zona de Nagorno Karaback, pelo que vi na Net não é tanto problemático, mas vamos tentar. Alguns pormenores desta zona: Nagorno-Karabakh é uma região litoral no Cáucaso do Sul, situada entre Lower Karabakh e Zangezur e abrangendo toda faixa sudeste das montanhas do Cáucaso Menores. A região é em grande parte montanhosa e arborizada e tem uma área de 8,223 quilómetros quadrados.
O território é reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão, que não tem exercido o poder sobre a maior parte da região desde 1991. Desde o fim da Guerra do Nagorno-Karabakh 1988-1994, representantes dos governos da Arménia e do Azerbaijão têm mantido conversações de paz mediadas pelo Grupo de Minsk da OSCE sobre a situação da região. A Capital é Stepanakert/Khankendi. Existem várias lojas de turismo em Stepanakert.
Logo de manhã fomos visitar três locais importantes Tatev, Karahunj e Areni, onde ficamos com um conhecimento profundo desta possível republica. Regressamos ao final do dia que ainda aproveitamos para conhecer esta cidade, vimos uma orquestra a ensaiar junto ao parlamento para depois irmos jantar.
27 Agosto – STEPANAKERT – EREVAN (ARMÉNIA) (388km)
Hoje vamos partir em direcção à Turquia, vamos andar umas boas horas de autocarro, mais as formalidades da fronteira e iremos apreciar uma parte da Turquia que não conhecíamos.
Tenho poucos elementos desta zona, mas descrevo alguns que acho interessantes; Erzurum é a "capital" do leste da Turquia, um centro de transporte, e uma boa base para explorações do leste deste país o menos desenvolvido da Turquia. Erzurum foi um importante Seljuk turco cidade nos anos de 1100 e 1200, e tem importantes edifícios seljúcidas como o Minareli Çifte Medrese, o Mongol, construída Yakutiye Medrese, uma fortaleza muito antiga, e vários distintivos seljúcidas turcos túmulos.
Ainda sob o facto da alteração do percurso, permanecemos em Stepanakert e pela manhã fomos ao Ministério para adquirir o visto, porque ao sairmos deste território teríamos de o apresentar, seguidamente pusemo-nos a caminho para visitar Tatev, Karahunj e Areni. Chegamos a Erevan ao início da noite onde a jornada de hoje terminou. Nestes três dias percorremos cerca de 870km.
28 Agosto – EREVAN (40km)
Como podem verificar estamos no 2º dia atravessar toda a parte leste da Turquia para nos aproximarmos o mais rapidamente do sul e ficarmos perto onde vamos apanhar o ferry para Chipre.
Há uma grande possibilidade deste percurso ser maior, encurtando a viagem do dia de amanha, vamos ver na central de camionagem que hipóteses teremos. Esta vida de “viajante” só nos faz pensar, verdade D. Júlia, já me está a perguntar onde é que há uma casa de banho.
Aqui deixo uma imagem que já é muito frequente ao longo destes dias.
Como gostamos imenso de Erevan, ficámos por cá e demos mais uns passeios por esta linda cidade. Existem tantas mulheres bem-feitas e que se sabem arranjar, só visto.
29 Agosto – EREVAN (0km)
A opção de hoje ficou pelo hotel em repouso total, piscina e a bebermos uns copos. Tudo isto faz parte das nossas férias.
30 Agosto – EREVAN – LARNAKA (CHIPRE) ( 1127km AVIÃO)
Hoje possivelmente já estamos a entrar em Chipre, cansados mas bem-dispostos, se assim for, aqui vai um programa para hoje. Saída para visita a Nicósia, capital do Chipre e é a única cidade divida da Europa. Visita à Catedral de S. João, construída no séc. XVII e ao Museu Bizantino que alberga ícones do séc. VIII ao séc. XVIII; ao Museu Arqueológico. Há tantos dias que não almoçamos, e se formos hoje almoçar?
E para conhecermos a cidade velha de Nicósia é preciso pormo-nos a caminho. O centro antigo é rodeado por uma muralha veneziana construída no séc. XVI e tem magníficos edifícios e monumentos de interesse histórico, bem como lojas, cafés, etc.
Após passagem dos trâmites fronteiriços situados na Rua Ledra, visita à zona ocupada da cidade, incluindo Buyuk Han e à Catedral de Santa Sofia, um dos monumentos góticos mais importante da ilha. Regresso ao hotel e ó ó, pois estamos de verdade muito cansados, esta de dormir em barcos é nova para nós (deve ser doloroso), mas sempre cheios de vontade.
Saímos de avião com destino da Larnaka, com um atraso de mais de 4 horas o piloto na descolagem esteve muito perto do acidente, pois o avião baloiçava todo, dando imensas guinadas até levantar, foi bastante violento mas lá chegamos a Chipre onde fomos para o hotel que tinha sido marcado na véspera. A nossa chegada a Chipre verificou-se no dia seguinte, perto da 01h00 da manhã.
31 Agosto – LARNAKA – PAFOS – NICÓSIA (190km)
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita a Paphos antiga capital romana do Chipre.
Breve paragem em “ Petra tu Romiou “, a rocha onde, de acordo com mitologia grega, nasceu a deusa da beleza e do amor: Afrodite. Continuação para Kato Paphos e visita aos Túmulos Reais e ao Parque Arqueológico, onde se encontram os mosaicos romanos da casa de Dionísio, Aion e Teseo, que datam dos séculos II, IV e V, classificados como Património da Humanidade pela Unesco. Algum tempo para irmos ate junto do porto pesqueiro.
De tarde, visitamos a Coluna do Apóstolo Paulo e da Igreja Bizantina na aldeia de Yeroskipos, mais locais podemos ainda ver.
Logo pela manhã, ainda cansados fomos tomar o pequeno-almoço numa tasca junto ao mar, para depois irmos admirar esta linda cidade de Larnaka, onde mais tarde seguimos em direcção a Pafos, percorrendo todo o sul desta Linda ilha. Pafos um local muito frequentado por milhares de turistas que se vem deliciando com o sol e bom peixe. À tarde fomos em direcção de Nicósia a capital ainda dividida, mas fácil de se transpor os problemas fronteiriços. Jantar com boa cerveja e um calor muito soberbo.
1 Setembro – NICÓRIA – FAMAGUSTA – GIRNE (REPUBLICA TURCA CHIPRE) (120km)
Viagem de regresso à Turquia, desta vez com certeza iremos optar pela viagem de dia, pois vai-nos recordar “um” dia de cruzeiro, verdade? Lá estaremos para ver. Um bom jantar e dormir.
Ainda da alteração que fizemos ao nosso percurso, ainda estamos em Chipre.
Hoje fomos visitar a parte Turca desta ilha, tão diferente a parte de Nicósia; costumes, edifícios e os habitantes, nada se compara com a parte grega. Não deixa de ser harmoniosa na mesma a grande diferença é mesmo a religião, desta forma demos uma grande volta e ficámos a conhecer bem ambos os lados. Por volta das 11h00, resolvemos ir no carro que alugamos e passar para o lado Turco e percorrermos mais uns quilómetros até Famagusta. Linda cidade, também com muito turismo e bons restaurantes onde almoçamos num deles, o melhor ou dos melhores, boa comida e uma decoração perfeita. No final do dia fomos até Girne, cidade que amanhã iremos partir de barco até à Turquia. Outro local de encanto, Chipre é todo assim.
2 Setembro – NICÓSIA – GIRNE - ALANYA (TURQUIA) (497km BARCO)
Grande tirada em autocarro, será a última desta distância, vamos chegar a uma cidade já conhecida por nós para o qual descrevo alguns passos:
A região da Capadócia localizado no centro da região da Anatólia da Turquia, com o seu vale, canyon, morros e formações rochosas incomuns criado como resultado da erosão das chuvas e ventos de milhares de anos do nível, lava-coberta planície localizada entre a vulcânica montanha Erciyes, Melendiz e Hasan, bem como suas habitações trogloditas esculpida na rocha e cidades escavadas em pedra, apresenta uma aparência sobrenatural. As erupções destas montanhas que eram vulcões ativos em tempos geológicos duraram até 2 milhões de anos atrás. Uma camada de tufo macio foi formada, a 150 m de espessura, pela emissão de lavas no vale rodeado por montanhas. Os rios, água da inundação descendo as encostas dos vales e ventos fortes erosão das formações geológicas constituídas por tufo no planalto formado por camadas de tufos, criando formas bizarras chamados chaminés de fadas. Estes assumem os nomes de cogumelo em forma, íngremes e cobertas e formações em forma cônica. Os assentamentos pré-históricos da região são Koskhoyuk (Kosk Mound) em Nigde, Aksaray Asikli Mound, Nevsehir Civelek caverna e, no sudeste, Kultepe, Kanis e Alisar nos arredores de Kayseri.
De manhã bem cedo partimos em direcção de Girne, onde fomos apanhar o barco para a Turquia. Ao começo da tarde chegamos a Alanya, onde fomos procurar hotel, eu o Carlos fomos dar uma volta e achamos um hotel com charme, tanto charme que quando fomos ter com a Sofia e a Júlia e regressamos de táxi o motorista disse-nos que este hotel não era para trazer a família, verdade o recepcionista veio atender-nos com uma camisola de dormir e mostrou-nos os quartos, calculam… Como o taxista queria que ficássemos num local apropriado levou-nos para um aparthotel, onde ficamos bem alojados e logo com a praia ali perto, praticamente era só atravessar a rua. E assim foi; mal chegamos fomos logo até à praia e que linda praia, ficamos encantados, estivemos até ao final do dia e resolvemos ficar mais um para desfrutar esta praia como a cidade que é graciosa.
3 Setembro – ALANYA (0km)
Assim foi, pequeno-almoço e seguidamente praia, praia, há anos que não ficava um dia inteiro na praia, já nem me lembro. Bebemos, almoçamos, bebemos, banho, banho e até que chegou o por do sol e nós ainda dentro de água, foi perfeito. À noite uma grande jantarada num bom restaurante onde estava um numeroso grupo de holandeses, em que um deles o mais jovem fazia só 86 anos, ficou amigo/inimigo da Júlia.
4 Setembro – ALANYA – IZMIR (594km AUTOCARRO)
Fizemos este trajecto e pensamos que íamos estar no mínimo 1 dia em Ezmir, para irmos visitar os arredores que já descrevi, apenas que não gostamos desta cidade e ficamos parte do dia da chegada mais a noite para que pela manhã nos deslocarmos para Istambul. Fomos saber como chegaríamos o mais rápido e de manhã partimos.
5 Setembro – IZMIR - ISTAMBUL (481km AUTOCARRO)
Hoje continuamos nesta cidade onde iremos visitar locais que ficam num raio de 60km, como Pergamon e a ilha de Hios, onde situa Néá Moni. Pergamon, ou Pérgamo, era um local Grego da Mísia, hoje localizado 26 km a partir do mar Egeu, em um promontório no lado norte do rio Caico que se tornou a capital do Reino de Pergamon durante o período helenístico , sob a dinastia Attalid , 281-133 AC. Pergamon foi citado no livro do Apocalipse como uma das sete igrejas da Ásia. Hoje, os principais locais de Pergamon antigo estão ao norte e oeste da cidade moderna de Bergama. Será também uma boa altura para nos banharmos nas águas do Egeu.
Ontem, já noite dentro, resolvemos que abandonaríamos a ideia inicial de visitar Izmir, bem como de irmos a Pergamon e a ilha de Hios, onde situa Néá Moni. Fica para a próxima. Aconteceu que quando saímos do hotel, fomos comprar os bilhetes de camionagem para irmos diretamente para Istambul a cidade de encantos e que nos guarda, sempre uma novidade, Istambul é mesmo assim. Esta viagem como todas as outras foi agradável e trouxe-nos um a pequena surpresa, já perto de Istambul uma parte do percurso foi feita em ferry que nos colocou já do outro lado do mar Egeu, poupando-nos umas dezenas de quilómetros e tempo é o que nos vai faltando. Depois de nos instalarmos num belíssimo hotel lá fomos, noite passear para Istambul do lado da Ásia, onde estamos alojados. Grande, espanto quando descobrimos que existem ruas e mais ruas repletas de pessoas e de restaurantes que nos deliciam com pratos tipicamente Turcos com paladares que vamos recordar com imensa satisfação.
6 Setembro – ISTAMBUL – ILHAS DOS PRINCIPES (60km BARCO)
Esta manhã poderemos sair da cama mais tarde, estamos já na zona de relaxamento onde os percursos são curtos e cheios de história. O livrinho do Carlos vai-nos dar mais informações acerca destes locais da antiga Grécia. O cavalo de Tróia espera por nós.
No que se refere às alterações verificadas até ao momento, aqui temos mais uma. Já que estávamos defronte às ilhas dos príncipes, resolvemos ir lá. Viagem de barco muito agradável e muitas coisas para recordar, mas vou falar um pouco destas ilhas, só para ficarmos a saber mais algumas coisas:
As Ilhas do Príncipe são um complexo de nove ilhas espalhadas no Mar de Mármara ao sul-leste do Bósforo. Elas foram nomeadas após os príncipes que estavam exilados lá durante a era Bizantina, estas eram um centro religioso, também, com um monte de mosteiros. Mais tarde, tornaram-se um lugar popular para as pessoas mais ricas de Istambul. Casas e mansões foram construídas sobre as ilhas que são ideais para caminhadas ou passeios. Na verdade, não são permitidos carros para chegar às Ilhas Príncipe. As quatro maiores ilhas são habitadas por residentes permanentes durante todo o ano. Durante o verão, a população da maior Ilha do Príncipe aumenta devido a um monte de gente a passar este nas suas casas em casa de férias.
Buyukada (conhecido como " Ilha grande ", em grego) é a maior ilha do complexo e é o lugar onde as imperatrizes Irene, Efrosyne, Theophano, Zoe e Anna Dalassena tinham sido exiladas. Leon Trotsky também permaneceu lá por quatro anos após ter deixado a União Soviética. Além de desfrutar de um passeio em uma atmosfera pacífica, pode-se visitar o mosteiro e a igreja de São Jorge, bem como a mesquita Hamidiye e igreja de São Demétrio.
7 Setembro – ISTAMBUL (50km)
Mais um bom percurso para continuarmos a fazer a nossa praia e descansarmos desta longa epopeia. Já estamos muito perto de Istambul e podemos andar nas calminhas, sem pressas. Isto vai depender muito dos percursos que antes fizemos, podemos estar pontuais ou não, veremos. Bursa é uma cidade no noroeste da Turquia. É a quarta mais populosa cidade igualmente um dos centros mais industrializados do país. Bursa foi a capital do Estado Otomano entre 1326 e 1365.
A cidade é sinónima de Monte Uludağ que se eleva por trás de seu núcleo e que também é uma famosa estância de esqui. Os mausoléus dos primeiros sultões otomanos estão localizados em Bursa e os edifícios construídos em todo o período Otomano constituem marcos principais da cidade. A planície circundante fértil, as suas termas, vários museus interessantes, nomeadamente um museu rico em arqueologia, e um crescimento mais ordenado urbano são elementos mais principais que Bursa.
O percurso que tínhamos delineado, alterou-se, desta vez andamos por novos locais de Istambul e ficamos a conhecer muito melhor esta grande cidade a 5ª maior do mundo, rivalizando com Londres, tendo um total de 13 120 596, censos de 2010.
8 Setembro – ISTAMBUL (40KM)
Mais um dia em Istambul e mais coisas fomos descobrindo nesta imensa e bonita cidade.
9 Setembro – ISTAMBUL – LISBOA (3232km AVIÃO)
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